jeudi 19 mars 2015

Kuango, Kafunfu, Xa-Muteba, Kangandala, Mussende e Kalussinga recebem visita do Presidente Samakuva


No âmbito das comemorações do 49° aniversario da fundação da UNITA, o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva deslocou-se dia 6 de Março de 2015, a cidade de Malanje, primeira etapa da digressão que o levou nos dias seguintes aos municípios do Kuango, Kafunfu e Xa-Muteba pertencentes à Província diamantífera da Lunda Norte.


Depois da Lunda Norte o líder da UNITA voltou a escalar a sede capital de Malanje, onde orientou uma reunião interna com os quadros do Partido e foi recebido, na manha seguinte, em audiência pelo governador provincial Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” a quem apresentou cumprimentos de cortesia.

No mesmo dia, Isaías Samakuva e a sua comitiva rumaram ao município de Kangandala, onde eram aguardados pelas populações locais. Ali e antes de se dirigir às populações, o líder da UNITA visitou a administração local, tendo sido recebido por representantes do titular da pasta que se encontrava ausente. Teve ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada às instalações do centro de saúde de Kangandala.

Cumprida a agenda de trabalho em Kangandala, o Presidente Samakuva partiu para o território do Kwanza Sul, mas precisamente ao município de Mussende. O troço de cerca de pouco mais de 100 quilómetros da estrada nacional 350 foi percorrido em aproximadamente três 4 horas, devido ao mau estado da via, que ainda não beneficiou de qualquer intervenção, no sentido de sua reabilitação. Buracos e poeira interferem negativamente no processo de marcha, tornando a viagem muito sofrível. Chegado à sede municipal, o Presidente Isaías Samakuva foi recebido por uma multidão encantada. A chegada tardia da comitiva presidencial ao Mussende e a chuva que deu ar da sua graça não inibiram a presença da população ao acto de recepção organizado pelo Secretariado provincial do Kwanza Sul.

Na manhã de 11 de Março de 2015, o líder da UNITA encetou a nova etapa da sua jornada, partindo de Mussende em direcção a comuna de Kalussinga, no território do município do Andulo, província do Bié. Ao longo da via de cerca 104 quilómetros de estrada esburacada, o líder da UNITA foi parando para cumprimentar e falar aos militantes que se concentraram em algumas localidades. Os membros do Secretariado Provincial do Bié aguardaram a chegada do Presidente Samakuva na localidade de Kamunda.

Faltavam ainda 25 quilómetros para a comuna da Kalussinga, onde milhares de adeptos da UNITA estavam concentrados para tributar uma calorosa recepção ao líder do Partido. Palhaços de vários tipos e feitios, dançando ao som do batuque e a banda musical destacaram-se do enorme grupo de homens e mulheres perfilados dos dois lados da estrada que entra para a comuna. Depois de um percurso de aproximadamente cinco quilómetros, o Presidente Samakuva e a sua comitiva chegaram ao local do acto e foram acolhidos por uma explosão de ovações e cânticos, traduzindo bem a alegria incontida sentida pela multidão.

Impressionante e indescritível foi o ambiente vivido naquela tarde.
Assistiu-se ao desfile de vários números preparados para a saudação da direcção do Partido e o programa culminou com alocução do líder da UNITA.

Chegar ao Mungo era a etapa que restava cumprir na agenda do dia. O Presidente partiu de Kalussinga para o Mungo. Junto ao rio Mucuatuva estava o Deputado e Secretário Provincial do Huambo, Liberty Tchiyaka aguardando a chegada da ilustre visita. Mais alguns quilómetros adiante, uma caravana de motorizadas junta-se a comitiva do Presidente Samakuva. O verde e vermelho da bandeira da UNITA em hastes chamavam atenção, ao mesmo tempo que ressoavam as palavras de ordem
“Samakuva Presidente” e o “Nosso Galo Voa”. A caravana foi escoltada por militantes formados em alas para o interior da sede municipal. As bermas das ruas enchem-se de gente curiosa que observa o movimento que toma de assalto o Mungo. Os caminhos foram ter ao local do comício. A via de acesso não esconde o abandono a que o município está votado em matéria de reabilitação das vias de comunicação interna do município.

A JURA e LIMA animaram o Programa com linda e melodiosas canções e danças tradicionais típicas.


O estado do país e do Mungo em particular dominou o discurso do líder da UNITA.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire