mardi 27 octobre 2015

Luaty Beirão termina greve de fome


Lisboa - Luaty Beirão terminou a greve de fome na segunda­-feira, ao fim de 36 dias sem comer em protesto contra a sua prisão preventiva e a de outros 14 activistas angolanos, há quatro meses detidos por alegadamente estarem a preparar um golpe de Estado e um atentado contra o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Fonte: Lusa

vendredi 23 octobre 2015

Vida de Luaty Beirão à beira “do não retorno”

   
Lisboa - Luaty Beirão disse esta quinta-feira que foi avisado pelo médico de que a sua vida “está a entrar no ponto de não retorno”. A afirmação foi confirmada ao Expresso pelo amigo de infância a quem o músico, que está em greve de fome, descreveu o seu estado. De tarde, a mesma informação foi partilhada na página pessoal do Facebook de Luaty Beirão.

Fonte: Expresso

ONU pede libertação “imediata” dos 15 activistas angolanos

Luanda - O Representante Especial das Nações Nações Unidas sobre a Situação dos Defensores dos Direitos Humanos, Michel Forst, pediu nesta sexta-feira, 23, ao governo angolano que descarte todas as acusações contra os activistas detidos desde 20 de Junho e os ponha imediatamente em liberdade.
Fonte: RA

Candidatura de Isaías Henrique Ngola Samakuva ao cargo de presidente da UNITA para o mandato de 2015 a 2019

Apresentação da Candidatura de Isaías Henrique Ngola Samakuva ao cargo de presidente da UNITA para o mandato de 2015 a 2019

CandidaSama17.jpg23 de Outubro de 2015

Companheiros Membros da Direcção da Nossa Gloriosa UNITA,
Aos veteranos da luta pela independência e pela democracia,
Às nossas companheiras da LIMA,
Aos nossos companheiros da JURA,
À todos os mais velhos,
Aos estimados membros e simpatizantes da UNITA,
Aos amigos da UNITA,
Angolanas e angolanos:

jeudi 22 octobre 2015

Lukamba Paulo Gato candidata-se à Presidência da UNITA

As razões da candidatura de Lukamba Paulo Gato à Presidência da UNITA

Caros camaradas membros da Direcção do nosso Partido,
Lukamba Gato.jpgMembros das organizações de massas, LIMA e JURA,
Senhores representantes da Comunicação Social,
Caros convidados,
Minhas senhoras e meus senhores,

Agradeço a todos pela vossa presença. Como é de vosso conhecimento o nosso Partido, União Nacional para a Independência Total de Angola, realiza o seu XII Congresso Ordinário em Dezembro do presente ano e em Março de 2016 completa 50 anos de existência.

Queda de vendas em Angola leva Unicer a despedir 105 trabalhadores

Ana Rute Silva

Dona da Super Bock avança com plano de reestruturação que implica o encerramento da fábrica de refrigerantes em Santarém.

A Burrice do Regime

Rui Verde, doutor em Direito, 20 de Outubro de 2015

O mundo está com os olhos postos em Luaty Beirão.
O mundo começa a perceber que o regime angolano se comporta exactamente como uma ditadura, prendendo e torturando os seus opositores.

mardi 20 octobre 2015

Réplica do Presidente da UNITA ao discurso do Presidente da República sobre o Estado da Nação


REPÚBLICA DE ANGOLA
UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA
U N I T A
GABINETE DO PRESIDENTE
 


Réplica do Presidente da UNITA
ao discurso do Presidente da República
sobre o Estado da Nação



PRsama.jpg


19 DE OUTUBRO DE 2015



  
Angolanas e angolanos

Cumpre-nos apresentar, no exercício do direito democrático de oposição, a nossa réplica política ao conteúdo da mensagem que o Senhor Presidente da República dirigiu à Nação na passada semana.

Em primeiro lugar, gostaria de desejar ao senhor Presidente da República votos de melhoras no seu estado de saúde.

Em segundo lugar, importa registar que o nosso país atravessa o pior momento da sua história de 13 anos de paz. As famílias estão em crise, a economia está em crise, as empresas estão em crise; a identidade nacional está em crise; a educação está em crise; a saúde está em crise; a justiça está em crise; a moral pública está em crise; o lixo está em crise, até a corrupção está em crise, porque muitos poderosos estrangeiros que fazem negócios corruptos com Angola estão a ser presos nos seus países.

Povo angolano:
  
O Senhor Presidente da República caracterizou o Parlamento como “a Casa da Democracia, local onde decorrem os principais debates sobre os assuntos mais candentes da vida nacional...”

Regime Endurece a Repressão e Faz Mais um Preso Político

Rafael Marques de Morais, 19 de Outubro de 2015

Domingos Magno é o novo preso político do regime de José Eduardo dos Santos.

O activista António Diogo de Santana Domingos “Magno”, de 38 anos, cumpre hoje o seu quarto dia de prisão preventiva por ter pensado em dirigir-se à Assembleia Nacional, para ouvir o Discurso à Nação proferido pelo vice-presidente Manuel Vicente, a 15 de Outubro.

Luaty Beirão responsabiliza presidente de Angola por consequências da greve da fome

Luaty Beirão responsabiliza o presidente de Angola, José Eduardo do Santos, pelas consequências da greve de fome que começou há 29 dias. O rapper, formado em engenharia, considera que os seus direitos constitucionais estão a ser desrespeitados.

A greve da fome que abala Luanda

O poder angolano tem dificuldade em lidar com contestatárioscom laços familiares dentro do próprio MPLA
Em 1977, o pai, João Beirão, fora um dos jovens intelectuais angolanos a alistar-se como agente da mal afamada Direcção de Informação e Segurança de Angola - DISA.
Trinta e oito anos depois, por ironia da história, o filho, Luaty Beirão, acaba de se converter, há três meses, num dos prisioneiros políticos mais célebres do sistema que o pai ajudou a erguer.

samedi 17 octobre 2015

Marcolino Moco diz que regime "está encurralado" e "inventa crimes"

Luanda - O ex-primeiro-ministro angolano Marcolino Moco considerou que o "regime angolano está encurralado" e "inventa crimes" que não estão tipificados na legislação em relação aos 15 ativistas que estão detidos, acusados de preparem um atentado contra o Presidente.
 
Fonte: Lusa
Em entrevista à agência Lusa, Marcolino Moco referiu que a detenção dos ativistas é "já um efeito de um regime que se proclamou democrático desde 1992 e cuja democracia devia ser consolidada após o fim da guerra civil, mas cujo caminho que foi seguido foi exatamente o contrário".

Eurodeputados pedem investigação de Isabel dos Santos por suspeita de lavagem de capitais


Isabel Dos Santos.pngQuatro eurodeputados pediram nesta sexta-feira à Comissão Europeia, Autoridade Bancária Europeia, Força-Tarefa de Acção Financeira e Banco Central Europeu uma investigação sobre a legalidade da compra da empresa portuguesa Efacec por Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano.

vendredi 16 octobre 2015

UNITA critica falta de soluções do Governo para os problemas de Angola

Lusa 15 de Outubro de 2015, às 17:46


O líder da bancada parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) afirmou hoje que o discurso sobre o Estado da Nação não apresentou soluções para a grave situação de crise económica que o país vive.

Raul Danda reagia ao discurso sobre o Estado da Nação, lido pelo vice-Presidente da República, Manuel Vicente, no arranque o novo ano parlamentar, em nome do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que sofreu uma "indisposição", conforme anunciado momentos antes da sessão solene.

Angola: Dos Santos desviou mais de $75 bilhões de dólares, suspeita a elite da secreta angolana!

Por Prof.N'gola Kiluange

Washington D.C – José Eduardo dos Santos tera açambarcado do nosso erário público mais de $75 mil milhões dólares nos últimos 15 anos, receam funcionários seniores da nossa contrainteligência!

A sua maior apetência pelo enriquecimento ilícito começa precisamente quando Lev Avnerovich Leviev (magnata uzbeque-israelense) lhe propôs a criação da Ascrop em 1996...

mercredi 14 octobre 2015

UNITA volta a denunciar Serviços Secretos do Regime de organizar acções militares contra o Presidente da República

14/10/2015         19:47     Fonte : Unitaangola

UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA
U N I T A
SECRETARIADO GERAL DO PARTIDO
GABINETE DO SECRETÁRIO
SGP 153.jpg 
Conferência de Imprensa          

Povo angolano
Senhores Jornalistas

Queiram, antes de tudo, aceitar as nossas mais vivas saudações patrióticas.

Presos Políticos Torturados na Cadeia de São Paulo

Maka Angola, 12 de Outubro de 2015

O preso político Benedito Jeremias queixa-se de dores causadas pela tortura policial.

 “Eu vi as feridas nos pés, nas mãos e nas costas. Tive de lhe fazer massagem porque estava muito inflamado. Levou muita porrada. Foram 18 a 20 polícias a torturarem-no. Ele mal consegue andar”, denunciou Henriqueta Diogo sobre o terror vivido pelo seu marido, o prisioneiro político Benedito Jeremias, na passada sexta-feira, na Penitenciária-Hospital de São Paulo, em Luanda.

O Desastre da Diplomacia do MPLA no Parlamente Europeu

Rafael Marques de Morais, 12 de Outubro de 2015

Em 40 anos de poder, os dirigentes do MPLA têm evoluído pouco em termos de discurso político.

Recentemente, o executivo de José Eduardo dos Santos enviou ao Parlamento Europeu as suas justificações sobre a visita da eurodeputada Ana Gomes a Angola. Em causa está a condenação, pelo Parlamento Europeu, das violações dos direitos humanos em Angola, por 550 votos a favor e apenas 14 contra.

Sociedade Civil Luandense realiza vigília a favor da saúde de Luaty Beirão e dos activistas detidos

Uma vigília espontânea foi realizada dias 8 e 9 de Outubro de 2015, na Igreja Sagrada Família, em Luanda, para exigir a liberdade dos activistas detidos no processo dos 15+ 1, há mais de 100 dias, e chamar atenção do governo angolano para o estado debilitado de saúde de Luaty Beirão, que completou na passada sexta-feira, 9 de Outubro 19 dias de greve de fome, em protesto contra a sua prisão, e a de seus colegas.

dimanche 11 octobre 2015

Encarecimento do custo de vida em Luanda poderá gerar mais ondas de protesto

A dependência da economia angolana face ao petróleo, com a consequente penúria e degradação social e económica, começa a reflectir-se na população local, sobretudo
os mais carenciados, que nas ruas de Luanda já começam a pedir de forma aberta para que o MPLA abandone o poder.

jeudi 8 octobre 2015

Taxistas exigem salvaguarda de seus direitos


Taxistas 2.jpgA província de Luanda registrou, esta segunda-feira, 05 de Outubro de 2015, grandes fluxos de populações nas principais paragens de transportes, devido a greve de taxistas realizada na cidade capital, forçando uma boa parte dos citadinos luandenses a percorrerem longas distâncias à pé. Os homens que fazem dos serviços de taxi o seu ganha pão, decidiram realizar a greve para manifestar o seu desagrado às autoridades policiais, por falta de paragens para os taxistas, que viabilizem as suas actividades, e contra a intimidação da policia trânsito.

Ana Gomes acusa Procuradoria angolana de estar ao serviço do poder

06 outubro 2015     

Luanda - A eurodeputada Ana Gomes disse hoje à Lusa que a acusação de "rebelião", anunciada pelo Ministério Público angolano contra os 17 jovens detidos desde junho, é reflexo do controlo do sistema judicial pelas forças no poder em Luanda.

Fonte: Lusa

Autoridades decidem julgar Luaty e Nito Alves por suposta falsificação e roubo de documentos

 07 outubro 201

Lisboa - As autoridades angolanas tem em marcha um “plano B”, destinado a condenar a pena de prisão de pelo menos três Presos políticos pelo crime de falsificação e roubo de documentos, como alternativa a acusação do suposto golpe de Estado contra o Presidente José Eduardo dos Santos.