jeudi 28 avril 2016

Angola: milhares de crianças em risco de não ser vacinadas

vacinação

26/04/2016 

Milhares de crianças angolanas estão em risco de contrair doenças que se podem prevenir pela vacinação devido aos momentos de dificuldades económicas, que o país enfrenta – é o que se pode ler em comunicado deste dia 25 de abril do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF.


Segundo o jornal on line “Observador” que cita a Agência Lusa numa nota alusiva à Semana Mundial de Vacinação, que decorre de 24 a 30 de abril, a UNICEF refere que no mundo cerca de 18,7 milhões de crianças não completam o calendário de vacinação e estão expostas a doenças que colocam em risco a sua vida.

O documento frisa que cerca de dois terços das crianças por vacinar vivem em países afetados por conflitos armados, que degradam os principais serviços de saúde, incluindo a vacinação, e sublinha que Angola, embora tenha ultrapassado essa fase, enfrenta agora desafios económicos “que colocam em risco a manutenção dos ganhos alcançados até agora”.

Acrescenta ainda que o atual cenário epidemiológico em Angola, marcado particularmente por um surto de febre-amarela, que já afetou 16 das 18 províncias, e causou já mais de 250 óbitos, “é um sinal mais que evidente da necessidade de se prestar maior atenção à questão da vacinação como medida de prevenção”.


O representante do UNICEF em Angola, Francisco Songane, reiterou o apoio que aquela agência da ONU se comprometeu a dar ao Governo angolano, quer a nível central quanto provincial, no reforço do sistema de vacinação associado a outras intervenções que garantam sustentabilidade.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire